O Natal é instituído pelos católicos (logo aqui no Brasil é assim como você sabe) para o dia 25 de Dezembro...Mas acho que os católicos ortodoxos o comemoram no dia equivalente em nosso calendário ao 4 de Janeiro.
Esta data teve apropriações várias. Porque muita gente em nosso país não acredita em Jesus Cristo, como o Caminho e Filho de Deus que encarnou, atribuem a esse dia significados constrídos socialmente com propósitos claros: o hábito da troca de presentes na família e o amigo (e hoje em dia o cômico inimigo) oculto, que são convenientes para a indústria que se aquece com as famigeradas "compras de final de ano".
Outros desejam "feliz Natal" por puro comodismo, porque o fazem desde criança e assim são condicionados a fazerem; e quando crescem reparam que é melhor dizer isso pois irá causar menos problemas com os "religiosos".
E só o fato de ser feriado é interessante. Pare e pense um pouco, porque um budista (é só um exemplo, nada contra quem é adepto) teria direito à este dia facultativo em comemoração à encarnação de uma divindade de outra crença?
Por favor não me atirem pedras...são só pensamentos...
segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário